CICO_facebookinstagram-POST01.jpg

Ciclo Internacional de Concertos de Órgão

O Ciclo Internacional de Concertos de Órgão pretende ser a celebração do património histórico e cultural de Felgueiras.

A edição de 2021 conta com a presença do conceituado organista alemão Winfried Boenig, Ricardo Toste, Tiago Ferreira e Jéssica Carole Reis e dos grupos Ensemble Fonseca Moreira e Coro Audivi Vocem.

Apoios: Câmara Municipal de Felgueiras, República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, Direção Regional de Cultura Norte ,Rota do Românico

CICO_facebookinstagram-POST04.jpg

23 outubro, 21h

Igreja de Margaride

Ricardo Toste e Ensemble Fonseca Moreira

O primeiro concerto da segunda edição do CICO (Ciclo Internacional de Concertos de Órgão) tem como convidado especial o organista Ricardo Toste. Adicionalmente, assistiremos à estreia do Quinteto de Madeiras do projeto Ensemble Fonseca Moreira.

Ricardo Toste(1).jpg
Adicionar um título.png

30 outubro, 21h

Mosteiro de Pombeiro

Jéssica Carole Reis

A proposta para o segundo concerto é patrimonial de múltiplas formas: viver o mosteiro, o órgão ibérico e a música dos nossos antepassados. Uma viagem pelo nosso património, material e imaterial em prol da nossa memória cultural coletiva. 

A dar vida a todo este património, uma menção especial à organista convidada, felgueirense: Jéssica Carole Reis.

Jéssica Reis.jpg
CICO_facebookinstagram-POST05.jpg
CICO_facebookinstagram-POST06.jpg

31 outbro, 17h

Igreja de S. Martinho de Caramos

Tiago Ferreira e Coro Audivi Vocem

Neste concerto temos a conjugação dos dois instrumentos musicais mais usados no interior das igrejas: a voz e o órgão. Escutaremos algumas obras icónicas do repertório coral, obras para órgão solo e, como obra maior, uma missa de Charles Gounod, notável compositor e organista francês. As vozes são do Coro Audivi Vocem (Lixa) e o organista convidado é Tiago Ferreira.

Tiago F. Foto.jpg
Coro Audivi Vocem.JPG

6 novembro, 21h

Igreja de Sendim

Winfried Boenig

Winfried Bönig é um dos mais conceituados organistas da atualidade e é com orgulho que o recebemos em Felgueiras para o concerto final do CICO 2021. Fazendo uso do mais completo órgão de tubos do concelho, este organista germânico traz-nos um conjunto de obras centradas nos períodos barroco e clássico. Escutaremos alguns dos géneros musicais mais emblemáticos que marcaram estas eras (o concerto barroco, a sonata barroca, chacona, a fuga, a fantasia e a sonata clássica), compostos por alguns dos mais importantes compositores da sua época (Bach, Carlos Seixas, Mozart, entre outros).

CICO_facebookinstagram-POST07.jpg
WinfriedBoenig.jpg