Instrumentos      

Conhece melhor os instrumentos lecionados no Conservatório.

Conhece melhor os instrumentos que podes aprender a tocar no Conservatório de Música de Felgueiras.

 

 

Guitarra

A guitarra clássica também conhecida como viola dedilhada é um instrumento que se executa através de pressão dos dedos da mão direita sobre as cordas cujo o ataque é executado de forma pinçada (daí o termo dedilhada). A mão esquerda segura as cordas com a ponta dos dedos sendo a responsável pela mudança das notas ao longo da escala.

 

Violino

O violino é um instrumento musical, classificado como instrumento de cordas friccionadas

É o menor e mais agudo dos instrumentos da família das Cordas. Possui quatro cordas, com afinação da mais aguda à mais grave: Mi5, Lá4, Ré4 e Sol3.  O som geralmente é produzido pela ação de friccionar as cerdas de um arco de madeira sobre as cordas. Também pode ser executado beliscando ou dedilhando as cordas (pizzicato).

 

Percussão

A disciplina de percussão baseia-se no ensino de técnicas distintas que permitem a execução musical nos vários instrumentos percutidos (por exemplo, a marimba, caixa, bombo, vibrafone, etc) que estão à disposição do aluno. Os alunos ganham bases em várias vertentes musicais desde o rock ao clássico. 

 

Piano

O piano faz parte da família da percussão e das cordas e é muito versátil.

É usado desde o período clássico até aos dias de hoje, onde faz parte do jazz, da música electrónica e electro-acústica, do fado, da música tradicional.

As suas 88 teclas permitem que se apresente uma variedade de timbres e de alturas de som que poucos instrumentos podem igualar.

Trata-se de um instrumento que pode ser usado para acompanhar qualquer outro instrumento, o que se revela no elevadíssimo número de repertório composto para ele.

Trompete

A trompete é um instrumento da família dos sopros de metal e é o instrumento mais agudo da família dos metais. A produção do som surge a partir da vibração dos lábios dentro do bocal.

A trompete é dos Instrumentos mais antigos sofrendo imensas alterações ao longo dos anos e somente no século XX é que tomou a forma que conhecemos hoje.

Destacam-se trompetistas como Hakan Hardenberger, Maurice André, Wynton Marsalis, Alison Balsom, Arturo Sandoval, Rafael Mendez, Louis Armstrong, Miles Davis e Chuck Magione entre outros. 

 

Flauta Transversal

A flauta transversal é um instrumento melódico, de sopro - madeiras, apesar de ser geralmente construído com materiais metálicos; esta designação deve-se ao modo de produção do som e constituição do instrumento.

O reportório dedicado a este instrumento é riquíssimo e muito variado. Por ser um instrumento muito versátil, é utilizado em vários géneros musicais, como a música erudita, o jazz, música tradicional, chorinho brasileiro,…

É o instrumento mais agudo da Orquestra, geralmente responsável por melodias muito expressivas, mas também por passagens brilhantes, devido à sua versatilidade técnica.

Para conhecer melhor este instrumento, pode ouvir-se alguns flautistas, como Emanuel Pahud, James Galway, Greg Patillo, Altamiro Carrilho, entre outros.

 
 

Saxofone

O saxofone foi inventado no século XIX pelo construtor belga Adolphe Sax. Pouco tempo após a sua invenção, divulgou-se pela Europa e pelos EUA. 

Atualmente é um instrumento conhecido e apreciado em vários géneros musicais, nomeadamente no clássico e no jazz. 

Clarinete

O clarinete é um instrumento musical, do grupo dos sopros, família das madeiras, constituído por um tubo cilíndrico, geralmente de madeira (ébano), com uma boquilha cónica de palheta simples e chaves. Possui quatro registros: grave (Chalumeau), médio, agudo e super-agudo. Quem toca o clarinete é chamado de clarinetista.

 
 

Fagote

O Fagote é um dos instrumentos mais grave da família dos sopros de madeira. É constituído por um longo tubo cônico de madeira com cerca de 2,5 metros, dobrado sobre si mesmo. Necessita de uma palheta dupla que é colocada num tudel.

O fagote é dotado de um grande encanto expressivo e de um certo sentido de humor. Apresenta um som característico, com um timbre quente e macio muito próximo da voz humana, no entanto, o que lhe confere um maior estatuto é a rapidez e singularidade do seu “staccato”.

 

Violoncelo

O violoncelo é tocado, geralmente, com arco, na posição vertical colocado entre as pernas e possui quatro cordas afinadas em quintas, primeira corda- LÁ, segunda- RÉ, terceira-SOL e quarta- DÓ.

O instrumento pertence à família dos cordas friccionadas, que engloba os instrumentos orquestrais de quatro cordas afinadas em quintas. Essa família se diferencia da família da guitarra pela afinação, que ali se dá em quartas em vez de quintas, tanto pela forma diferenciada do instrumento.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda-Sexta 9h30-12h30 / 14h-20h

​Sábado 9h30-14h

Horário de Atendimento do Serviços Administrativos: 

Segunda-Sexta 9h30-12h30 / 14h-18h30

ENDEREÇO

Avenida Dr. Magalhães Lemos, nº 130

4610-106 Felgueiras

geral@conservatoriomusicafelgueiras.pt

Tel: 255 314 933/ 926 490 143

Livro de Reclamações.png

© 2020 por Tiago Abreu