O Conservatório de Música de Felgueiras
O Conservatório de Música de Felgueiras (CMF) é uma instituição sem fins lucrativos que tem dedicado toda a sua atividade ao ensino especializado da música a nível oficial, tendo atualmente protocolos com as escolas de ensino regular Escola Secundária da Lixa, Escola Secundária de Felgueiras e Escola Manuel Faria e Sousa também de Felgueiras. É financiado através do Ministério de Educação, através de contrato de patrocínio e atualmente é frequentado por cerca de 150 alunos em vários regimes de ensino.
Para além das normais audições e concertos solistas, orquestra e coro, o CMF tem desenvolvido ao longo da sua atividade espetáculos teatro-musicais de caráter educativo e cultural e que têm sido apresentados quer no concelho de Felgueiras quer em concelhos vizinhos.
Sendo a Educação Musical um direito a que todo o cidadão pode aceder, ao Conservatório de Música de Felgueiras compete dar resposta às várias procuras sociais do Concelho e área envolvente. Graças a uma política de forte intervenção educativa e cultural, levada a cabo ao longo dos anos, através da realização de Concertos (em diversos espaços), Concertos Pedagógicos, Espetáculos Multidisciplinares, Protocolos com várias entidades culturais e escolas do ensino regular, Workshops, Seminários, Cursos Oficiais e Cursos Livres, o Conservatório tem tido uma procura crescente dos seus serviços.
No que concerne a oferta formativa de carácter oficial, o CMF disponibiliza os Cursos de Iniciação (para crianças que se encontrem a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Regular), o Curso Básico de Música (nas variantes de Violino, Violoncelo, Percussão, Piano, Flauta Transversal, Clarinete, Fagote, Saxofone, Trompete e Guitarra) para crianças que se encontrem a frequentar o 2º e 3º Ciclo de Estudos. Dispõe ainda dos Cursos Secundários de Instrumento, Formação Musical e Canto, correspondentes ao Ensino Secundário. No que diz respeito aos cursos não oficiais, existe uma variedade de Cursos Livres de Instrumento, visando não só os instrumentos supramencionados, mas também outros que correspondam às necessidades artísticas encontradas na sociedade envolvente, bem como Teatro Musical.
O CMF assume-se como dinamizador não só da formação musical, mas também da formação geral dos seus alunos, nas vertentes instrutiva (conhecimentos e competências) e social (valores e padrões comportamentais), no sentido da formação integral e auto-realização do aluno.