top of page
EFM_logotipo_cores.png

Próximos concertos

Ensemble Fonseca Moreira

A vida cultural de uma localidade é um elemento fundamental na definição da sua identidade e naquilo que a diferencia das demais. A música, em particular, é um bem imaterial acarinhado pelas suas populações pelo poder de gerar emoções fortes na vida social de uma terra. Ela congrega, anima, exorta, alegra. Ela une. É neste espírito de crescimento da vida musical em Felgueiras que apresentamos o projeto Ensemble Fonseca Moreira.

A programação de concertos de 2024 está dividida em quatro linhas temáticas e programáticas, que darão a cada concerto um contexto muito particular:

Ciclo de concertos: Tradição e revolução

As tradições são as raízes culturais, uma parte importante da identidade coletiva de um povo ou região. Por seu turno, há tradições que se criam e que se perdem através de pequenas e grandes revoluções. São elas que mantêm vivas e dinâmicas as culturas. Neste ciclo vamos abordar as tradições culturais (musicais e não só!) da região (e não só!), mas revesti-las de uma provocação, alteração, talvez até de um desconforto, para que também elas se renovem, readaptem e revivam.

 

Ciclo de concertos: Música e emoções

Dedicaremos um ciclo para observar os aspetos de sugestão emocional que pode conter a arte dos sons. Procuraremos dar a conhecer de que modo os compositores usaram recursos expressivos para expressar a alegria e o amor, a tristeza e a dor, e outras emoções que todo o ser humano sente ao longo da sua vida.
Nesta linha temática serão trabalhados repertórios dos períodos clássicos e românticos, devidamente selecionados e enquadrados no tema de concerto que será abordado e explicado ao público ao longo do concerto, como forma deste melhor se inteirar da linguagem musical utilizada e conseguir ficar imerso nas emoções dos grandes compositores.
Foram selecionados formações mais eruditas como o Quinteto Clássico e de Metais, Quarteto de Cordas e um duo de Flauta e Guitarra.
Os locais serão selecionados procurando uma proximidade com a população como forma de o aproximar da música erudita, trabalhando desta forma o desenvolvimento de públicos. Exemplo disso é a programação de um concerto ao ar livre, preferencialmente num jardim, com o Quarteto de Cordas.

Ciclo de concertos: Música em diálogo

As história mostra-nos que as artes sempre dialogaram entre si. Pintores e escultures, arquitetos e escritores, músicos e bailarinos, sempre se influenciaram mutuamente através das suas obras. Os "Quadros de Uma Exposição", de Mussorgsky, foram inspirados por uma visita ao museu. Tchaikovsky e Prokofiev recriaram musicalmente as suas versões de "Romeu e Julieta", de Shakespeare. Auguste Rodin esculpiu os seus "Portões do Inferno" a partir da Divina Comédia, de Dante. Uma faceta decisiva para o desenvolvimento artístico é a capacidade de um artista dialogar artisticamente com outro. Assim, perguntamo-nos: como é que o pintor olha o romance? Como é que o escritor interpreta a escultura? Como é que o músico ouve o quadro? Como é que se traduz em música outra arte? Neste ciclo vamos ter a oportunidade de ouvir obras inspiradas em outras artes ou fenómenos culturais e ouvir notáveis "traduções" artísticas.

 

Ciclo de concertos: Música portuguesa

Neste ciclo de concertos iremos dedicar todo o espaço performativo à música composta por autores portugueses, desde a música clássica à música ligeira, desde o nosso passado mais remoto até à atualidade. Haverá algo de diferente na música portuguesa? O que é que faz dela portuguesa?
 

Contamos convosco nos próximos eventos!

O Ensemble Fonseca Moreira tem o apoio de:

REPUBLICA branco.png
dgartes_horizontal cmyk.tif
F_Logotipo_Horizoltal-07.png
bottom of page